Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Academia Baiana De Educação

Exposições celebram centenário do escritor José Saramago na Casa do Rio Vermelho, em Salvador

Mostras lançadas em 5 de julho estarão abertas para visitação pública até dezembro

A Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado e Zélia Gattai - recebe, desde terça-feira (5 de julho), a exposição “Saramago visita Jorge”. A mostra traz ao público objetos pessoais, vestimentas e cartas trocadas entre o romancista baiano e o escritor português José Saramago, que terá o centenário celebrado no dia 16 de novembro deste ano.Na sexta-feira (8), aconteceu no mesmo espaço o lançamento da exposição fotográfica “Amado Saramago – Uma Visita à Bahia”, que registra a viagem a Salvador feita por Saramago e sua última esposa, Pilar del Río, em imagens inéditas, capturadas pelo fotógrafo Xando Pereira em 1996. 

Também na sexta-feira, aconteceu o lançamento do livro “Saramago, os seus nomes”, obra fruto da pesquisa de Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel, que narra a vida de José Saramago, entrelaçada a mais de 200 nomes de cidades, fatos históricos, amigos e personagens, através de um álbum biográfico composto por imagens, relatos e trechos de seus livros.

No mesmo dia, houve uma mesa redonda “Histórias inéditas”, reunindo, para comentar as exposições e o livro, Alejandro García Schnetzer, Ricardo Viel e Xando Pereira, com mediação do jornalista português Ricardo Duarte.

“É um evento dois em um, com destaque para os registros fotográficos, quase todos inéditos, da vinda de Saramago para Salvador em plena Festa de Yemanjá, no dia 2 de fevereiro de 1996, com imagens dele olhando para Exu, fotos de Pilar calçando sandálias de couro, visita do casal ao Mercado Modelo”, conta Ricardo, que é um dos organizadores do “Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa”. 

As exposições “Saramago visita Jorge” e “Amado Saramago – Uma Visita à Bahia” serão exibidas na Casa do Rio Vermelho até dezembro próximo, no horário de funcionamento normal do local: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h. 

O ingresso custa R$20, com meia entrada para idosos, estudantes e moradores de Salvador que apresentem comprovante de residência. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.

 
 

Fonte g1 Bahia.

 

 

 

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com